Borracha Isolante Elétrico: O Que São E Exemplos De Materiais

os isolantes elétricos são materiais que evitam a movimentação de cargas elétricas. naturalmente eles possuem como característica principal a pouca quantidade de elétrons, tornando uma ótima opção para condução de energia.

 

podemos separar os materiais isolantes em grupos de rigidez dielétrica, ou seja, aqueles que influenciam a tensão elétrica máxima que pode ser aplicada sem que o material se rompa.

 

confira nesse artigo, mais tipos de materiais isolantes e entenda um pouco mais sobre a aplicação da borracha isolante em especial.

 

materiais isolantes elétricos

  • plástico (resinas)
  • silicone
  • borracha
  • vidro (cerâmicas)
  • óleo
  • água pura deionizada

 

como mencionado anteriormente, esses materiais normalmente são usados para encapar fios de baixa a alta tensão. graças a resistência desses materiais isolantes, podemos afirmar que eles auxiliam no fluxo de carga, tornando assim excelentes condutores elétricos.

 

a história da borracha isolante

ao chegar na américa do sul os espanhóis se depararam não só com indígenas totalmente diferente deles, mas também com o suco de uma planta que esses povos usavam para a fabricação de bolas que quando arremessadas ao chão saltavam. dessa forma eles tiveram o contato com a primeira fabricação de borracha, que seriam posteriormente modificadas, podendo chegar aos diversos modelos que conhecemos hoje e, inclusive, a borracha isolante elétrica.

 

desde esse tempo a borracha vem se desenvolvendo e assumindo cada vez mais formas. sendo assim, o material que primeiro causou somente curiosidade, começou a ter seus potenciais revelados e se transformou em uma grande indústria do mundo moderno.

 

sejam por conta de misturas, inserções de substâncias especiais e outros compostos, a borracha se inova a cada dia mais para ser cada vez mais utilizada em diferentes atividades e hoje, sua aplicação tornou-se primordial para determinados setores, como por exemplo, o elétrico.

 

a importância da borracha isolante elétrica

junto ao tema eletricidade, podemos puxar outros assuntos importantes, como é o caso da segurança no manuseio de equipamentos e sistemas que possuam funcionamento por meio da rede elétrica.

 

desde que a eletricidade foi descoberta, até o momento em que começou a fazer parte de quase todos os momentos do nosso cotidiano, ela pode apresentar perigos para natureza ou para ao ser humano caso não seja utilizada com responsabilidade. sendo assim, a partir do momento em que as descargas elétricas de alta tensão passaram a circular de um polo ao outro, se fez necessário a criação de isolante elétrico.

 

os primeiros modelos de isolantes elétricos foram produzidos a partir de papéis e uma espécie de cola ou resina que envolvia afiações elétricas. contudo, esse tipo de isolante não produzia um efeito tão eficaz, já que casos de incêndio poderiam ocorrer facilmente devido ao contato com descargas elétricas que transmitiam muito calor e provocavam o aquecimento do papel.

 

dessa maneira, passou a ser necessidade encontrar uma solução que apresentasse uma maior resistência a correntes elétricas, produzindo resultados mais efetivos. foi assim que a borracha teve sua tecnologia de produção avançada para alcançar os melhores padrões em termos de isolação elétrica.

 

quando pensamos na rigidez dielétrica da borracha isolante, chegamos a um número surpreendente que alcança cerca de 25.000 v/mm. para elucidar melhor a questão deve-se levar em conta que uma lâmina de borracha que seja dona de 1 mm de espessura, quando sujeita a uma tensão de 25.000 v, passa a conduzir a tensão entre as duas faces da lâmina.

 

vantagens e aplicações da borracha isolante

o tapete isolante de borracha, que também pode ser chamado de manta, placas, lamina e lençóis, são muito utilizados na indústria e podem ser facilmente produzidos em borrachas com propriedades de isolamento elétrico.

 

eles podem servir como vedações, revestimentos e especialmente como pisos que garantem a segurança do trabalhador por meio de uma proteção efetiva dos setores que fazem parte das áreas de riscos quanto a descargas elétricas tanto de baixa, média ou até mesmo níveis altos de tensão.

 

segundo a nr-10 – norma regulamentadora de segurança em instalações e serviços em eletricidade, que possui embasamento em requisitos e especificações referentes as normas técnicas da abnt –, os tapete e lençóis de borracha isolante são itens de uso obrigatório. além disso, esses produtos são considerados e aplicados como um epc (equipamento de proteção coletiva).  dessa mesma forma, para garantir maior proteção das pessoas, artigos de trabalho também são confeccionados com esse tipo de borracha, são eles: luvas, botas, máscaras, aventais, entre outros.

 

outros usos desse tipo de borracha podem ser encontrados em dispositivos de uso rotineiro, mas que nem por isso deixam de serem muito importantes. os exemplos dessas aplicações são as coberturas de circuitos, cabos e componentes energizados. a parte interna de painéis elétricos também são revestidos com esse tipo de borracha isolante elétrica, já que suas fontes de tensão que podem chegar  até 500 volts.

 

borracha isolante: durabilidade que estimula os lucros

este tipo de isolante de borracha, pode ser considerado um produto versátil, pois possui uma diversa gama de possibilidades e campos de atuação. isso se dá porque, o produto pode atingir diversas classes de isolação elétrica e ainda ser potencializado com compostos elastômeros específicos.

 

para que seus potenciais sejam mantidos, é necessário que tanto o comprador, como o fabricante estejam atentos às condições de armazenamento dos produtos de borracha isolante elétrica. estocando o produto em temperaturas que sejam inferiores a 35ºc, mantendo-os distantes de a luz solar, umidade excessiva e especialmente, de faíscas elétricas.

 

quando ocorrem fissuras e falhas em dispositivos que isolam a eletricidade seus potenciais podem baixar em muito, apresentando riscos para todos os envolvidos na situação. utilizar ferramentas em alta tensão com uma proteção contra cargas elétricas deficiente, pode ser fatal para seu manipulador. com as borrachas isolantes elétricas, este se torna um problema muito menos recorrente. devido a sua alta flexibilidade e resistência a deformações e desgastes que podem ser causados por impactos, abrasão, furos e rasgos, os tapetes isolantes de borracha tendem a durar um longo período de uso, não apresentando defeitos que prejudiquem seu negócio e coloquem as pessoas em risco.

 

além de apresentar um alto nível de qualidade das borrachas isolantes elétricas, ele também indica maiores vantagens quanto a custo-benefício, pois um produto duradouro, poupa não só os gastos com substituições e reparos de materiais, mas também diminui as perdas de tempo com relação a manutenções frequentes que muitas vezes paralisam as atividades desenvolvidas.

 

são estas as características que fazem da borracha isolante de eletricidade, um dos materiais mais essenciais e solicitados do mercado. suas especificadas indicam um alto potencial e qualificação para as finalidades as quais é submetido, o que contribui – e muito – em todo seu ciclo de venda, compra, aplicação e resultados.

Vendas - Fabio Vendas - Luiz